Saúde

Frutas e a dieta das cores: Seus benefícios e funções

13 de janeiro de 2015

Esse ano eu estou focada em ter uma vida mais saudável, tudo bem que dou uma deslizada as vezes mas faz parte né?! kkkk.

E quando se fala em dieta, vida saudável pensamos logo em frutas, verduras, legumes… E hoje vou compartilhar com vocês um estudo super bacana realizado no curso de nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul o qual resultou na informação de que a ingestão de variedade de frutas permite ter acesso a diversos benefícios nutricionais, conforme as cores das polpas ou cascas.

Collection of fruits and vegetables

“A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da instituição, Ligia Lopes. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.

A lista de cinco cores com variedades de frutas com suas funções e benefícios, por meio das cores, selecionada pela professora, pode ser conferida abaixo:fruta branca

1) Frutas brancas: banana, atemoia, fruta do conde, melão

Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções;

Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

vermelhas

2) Frutas vermelhas: morango, amora, tomate, melancia, cereja.

Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele. O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.

mamao

3) Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego

Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

verdes

4) Frutas verdes: kiwi, maçã verde, uva verde

Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana

roxa

5) Frutas roxas: figo, uva, jabuticaba, ameixa

Contém antocianina – um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

Agora que já sabemos os benefícios de cada grupo de frutas apartir de suas respectivas cores, simbora comer uma frutinha e cuidar da saúde ;)

Hoje eu escolhi uma uva verde geladinha para enquanto me preparava, e mais tarde vou me esbaldar nos sucos rsrsrs

foto

Um grande beijo e espero que tenham gostado do post  [sfgtu]

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2 Comentários

  • Reply Letícia Guignone 14 de janeiro de 2015 at 21:48

    A natureza tem tantos benefícios né Ritinha??? Tomara q a humanidade perceba a riqueza q tem nas mãos logo, senão vamos perder tudo e tem taaaanta coisa boa tão pertinho da gente né??? Adorei esse post [pulala] [kiss] [cool]

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    Rita de Cássia Respondeu:

    @Letícia Guignone, Falou tudo minha linda ;)
    Fico muito feliz em saber que gostou do post. Um beijãooooo [sfgtu]

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